ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL EM PROPRIEDADES RURAIS COM NASCENTES EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO NO MUNICÍPIO DE LAURO MULLER (SC)

Cassio Ferreira, Marcia Raquel Ronconi de Souza, Claudio da Silva, Mauro Zavarize, Elder Borba

Resumo


A água está cada vez mais comprometida no mundo, problemas com o meio ambiente vêm a cada dia desgastando esse recurso que é fundamental para a vida de todas as espécies que habitam a Terra. Diante desse contexto, a preservação e conservação das nascentes podem ser uma alternativa para a falta de água. Com base nisso, o presente trabalho teve o intuito de realizar uma análise socioambiental em propriedades rurais com nascentes em processo de recuperação ambiental no município de Lauro Muller, localizado na região Sul do estado de Santa Catarina. Para a realização deste trabalho inicialmente foi realizado um diagnóstico ambiental, buscado informações sobre o processo de recuperação ambiental em nascentes e obtido informações socioambientais com usuários de nascentes em processo de recuperação, através de questionários e coleta de dados em campo. Por fim pode-se sugerir práticas de conservação das nascentes, através de programas de educação ambiental.


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, A. R. de; OLIVEIRA, M. V. C. de. Princípios básicos do saneamento do meio. 10. ed. São Paulo: Senac, 2010.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.

GLIESSMANN, S.R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura

Sustentável. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil: município por município. - dados censitários sobre população. Rio de Janeiro: IBGE. Disponível em: . Acesso em: 6 ago. 2014.

KREBS, A.S.J. Mapa geológico da área correspondente à bacia hidrográfica do rio Urussanga, SC. Criciúma: SATC/CTCL. 2006.

MACÊDO, J. A. B. de. Águas & Águas. 2. ed. atual e rev. São Paulo: Varela, 2004.

ROCHA-NICOLEITE, E. et al. Mata Ciliar: implicações técnicas sobre a restauração após mineração de carvão. Criciúma (SC): SATC, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.