ANÃLISE SOCIOAMBIENTAL EM PROPRIEDADES RURAIS COM NASCENTES EM PROCESSO DE RECUPERAÇÃO NO MUNICÃPIO DE LAURO MULLER (SC)
Resumo
A água está cada vez mais comprometida no mundo, problemas com o meio ambiente vêm a cada dia desgastando esse recurso que é fundamental para a vida de todas as espécies que habitam a Terra. Diante desse contexto, a preservação e conservação das nascentes podem ser uma alternativa para a falta de água. Com base nisso, o presente trabalho teve o intuito de realizar uma análise socioambiental em propriedades rurais com nascentes em processo de recuperação ambiental no município de Lauro Muller, localizado na região Sul do estado de Santa Catarina. Para a realização deste trabalho inicialmente foi realizado um diagnóstico ambiental, buscado informações sobre o processo de recuperação ambiental em nascentes e obtido informações socioambientais com usuários de nascentes em processo de recuperação, através de questionários e coleta de dados em campo. Por fim pode-se sugerir práticas de conservação das nascentes, através de programas de educação ambiental.
Referências
CARVALHO, A. R. de; OLIVEIRA, M. V. C. de. PrincÃpios básicos do saneamento do meio. 10. ed. São Paulo: Senac, 2010.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princÃpios e práticas. 9.ed. São Paulo: Gaia, 2004.
GLIESSMANN, S.R. Agroecologia: Processos Ecológicos em Agricultura
Sustentável. 4. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica. O Brasil: municÃpio por municÃpio. - dados censitários sobre população. Rio de Janeiro: IBGE. DisponÃvel em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php>. Acesso em: 6 ago. 2014.
KREBS, A.S.J. Mapa geológico da área correspondente à bacia hidrográfica do rio Urussanga, SC. Criciúma: SATC/CTCL. 2006.
MACÊDO, J. A. B. de. Ãguas & Ãguas. 2. ed. atual e rev. São Paulo: Varela, 2004.
ROCHA-NICOLEITE, E. et al. Mata Ciliar: implicações técnicas sobre a restauração após mineração de carvão. Criciúma (SC): SATC, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de transferência e declaração de responsabilidade
Eu (nós), [nome(s) do(s) autor(es)], autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à Revista Ciência & Cidadania para nela ser publicado, declaro(amos) que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Revista Ciência e Cidadania, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia autorização seja solicitada e obtida junto à Revista Ciência e Cidadania. Declaro(amos) ainda que o citado trabalho não foi submetido à publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico.
[Data/assinatura(s)]