PERITONITE INFECCIOSA FELINA: RELATO DE DOIS CASOS CLÍNICOS

Tatiana Casagrande, Dayane Dambrós Machado

Resumo


A Peritonite Infecciosa Felina é uma doença viral, sistêmica, imunomediada e geralmente fatal, que acomete felinos selvagens e domésticos. Seu agente etiológico é o Coronavírus que se encontra amplamente disseminado na população felina. A infecção ocorre através da ingestão ou inalação das partículas virais sob condições de contato íntimo, especialmente pela via oro-fecal. É uma doença de difícil diagnóstico visto que há outras enfermidades que apresentam forma clínica semelhante. Não existe tratamento específico para a Peritonite Infecciosa Felina e seu prognóstico, na maioria das vezes, é reservado. O objetivo do estudo é relatar dois casos clínicos diagnosticados com Peritonite Infecciosa felina. Os dois animais residiam no mesmo local e chegaram ao hospital apresentando sinais clínicos inespecíficos como apatia, febre e perda de peso. Foram solicitados exames de hemograma, perfil bioquímico, ultrassom e sorologia para coronavírus felino. Nos dois casos clínicos, o hemograma indicou anemia, o perfil bioquímico apresentou valores
de creatinina aumentados e a sorologia revelou presença de anticorpos para
coronavírus felino. Com base nos achados laboratoriais juntamente com os sinais clínicos, o diagnóstico foi de Peritonite Infecciosa Felina. A partir da confirmação da doença, foi realizado tratamento de suporte com medicamentos para estimular a imunidade e suplementação vitamínica. Um dos animais veio a óbito cinco dias após o início do tratamento e o outro manteve-se estável até o momento.


Texto completo:

PDF

Referências


AUGUST, J.R. Medicina Interna de Felinos. 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. 920p.

BARROS, A.R.T. Peritonite Infecciosa Felina: Estudo Retrospectivo De 20

Casos Clínicos. Dissertação (Mestrado) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa, 2014.

BARR, S.C.; BOWMAN, D.D. Doenças Infecciosas e Parasitárias em Cães e Gatos – Consulta em 5 minutos. Rio de Janeiro: Revinter, 2010. 640p.

BIRCHARD, S.J.; SHERDING, R.G. Manual Saunders de Clínica de Pequenos Animais. 3 ed. São Paulo: Roca, 2013.

CARDOSO, D.P. Relação entre Albumina e Globulina na Efusão de Gatos

Suspeitos de Peritonite Infecciosa Felina. Monografia (Especialização em

Análises Clínicas Veterinária). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2007.

CRUZ, C.A.; MORAES, F.C.; BARTOLI. R.B.M.; SOUZA, D.B. Aspectos

Epidemiológicos a Peritonite Infecciosa Felina. Londrina: PUBVET, 2013.

DAIHA, M.C. Peritonite Infecciosa Felina. In: SOUZA, H.J.M. de. Coletâneas em medicina e cirurgia felina. Rio de Janeiro: L.F. Livros de Veterinária, 2003. p.364-373,

FLORES, E.F. Virologia Veterinária. 2 ed. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, 2012. 1008p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.