AVALIAÇÃO: DA CLASSIFICATÓRIA À FORMATIVA - UM ESTUDO SOBRE PRÃTICAS AVALIATIVAS
Resumo
O processo ensino aprendizagem é objeto de muitas pesquisas e reflexões em busca de melhores aprendizagens. Esta pesquisa tem como objetivo analisar se os professores de uma escola da rede estadual de ensino do municÃpio de Orleans fazem práticas avaliativas voltadas à classificação ou se aplicam avaliação de caráter formativo nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, para tornar a aprendizagem mais significativa. Utilizaram-se as contribuições de alguns pensadores brasileiros como Hoffmann, Luckesi e Libâneo. Também os estudos de Perrenoud serviram de fonte de pesquisa na construção deste estudo. A coleta de dados ocorreu numa escola da rede estadual de ensino. Assim, procurou-se apresentar algumas considerações sobre dois tipos de avaliação: a avaliação classificatória e avaliação formativa, sendo a primeira considerada um processo de seleção em que se classificam os alunos em bons e ruins, conforme a nota da prova. Já a segunda, avaliação formativa, está a serviço das aprendizagens. Com isso, percebe-se a importância de repensar as práticas avaliativas, pois quando bem utilizada é uma ferramenta importante para obtenção das aprendizagens significativas. A pesquisa aponta para dados
promissores, apesar de ainda aparecerem contradições, o grupo docente se preocupa em fazer uma avaliação que forme para a vida e não apenas que classifique os alunos em bons ou ruins.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de transferência e declaração de responsabilidade
Eu (nós), [nome(s) do(s) autor(es)], autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à Revista Ciência & Cidadania para nela ser publicado, declaro(amos) que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Revista Ciência e Cidadania, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia autorização seja solicitada e obtida junto à Revista Ciência e Cidadania. Declaro(amos) ainda que o citado trabalho não foi submetido à publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico.
[Data/assinatura(s)]