O PESO CORPORAL RELACIONADO ÁS CARACTERÍSTICAS MOTIVACIONAIS DE ESTUDANTES E A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESTUDANTES COM SOBREPESO PESO NORMAL E BAIXO PESO
Resumo
A Teoria da Autodeterminação (TAD) é a abordagem psicológica sobre a motivação, para o estudo dos aspectos motivacionais que envolvem a prática de exercícios físicos, as causas e as consequências da forma como o ser humano regula o próprio comportamento. Baseado nisso, o principal objetivo do presente estudo foi comparar os níveis de motivação à prática da Educação Física de três diferentes grupos de estudantes das escolas pesquisadas: baixo peso, peso normal e sobrepeso, com as características sócio afetivas dos adolescentes. Participaram do estudo 146 estudantes do Ensino Médio, com idades entre 15 e 18 anos. Utilizou-se como instrumento o Questionário de avaliação das necessidades psicológicas básicas em Educação Física e a avaliação antropométrica para determinar o índice de massa corporal (IMC). Após aplicar o inventário de motivação à prática regular de atividades físicas e esportivas, foi determinado que: a prática ativa nas aulas de Educação Física está relacionada negativamente para os estudantes com baixo peso, e positivamente, àqueles considerados com sobrepeso. Conclui-se que adolescentes com maior peso corporal possuem maior competência no relacionamento afetivo social para prática de exercícios físicos, mais do que os considerados com peso normal, que apenas apresentaram considerável nível de autonomia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de transferência e declaração de responsabilidade
Eu (nós), [nome(s) do(s) autor(es)], autor(es) do trabalho intitulado [título do trabalho], o qual submeto(emos) à Revista Ciência & Cidadania para nela ser publicado, declaro(amos) que os direitos autorais referentes ao citado trabalho tornem-se propriedade exclusiva da Revista Ciência e Cidadania, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação de qualquer natureza, sem que a prévia autorização seja solicitada e obtida junto à Revista Ciência e Cidadania. Declaro(amos) ainda que o citado trabalho não foi submetido à publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou eletrônico.
[Data/assinatura(s)]